Tempo de leitura: 3 minutos
A mastopexia, ou lifting de mama, é uma cirurgia que tem como objetivo levantar os seios.
Com o passar dos anos, a pele perde elasticidade e é totalmente natural que ocorra o caimento dos seios, principalmente em mulheres que passaram pela gestação, amamentação ou grandes variações de peso.
Se esse é o seu caso – e você deseja mudar sua aparência –, é indicado fazer essa cirurgia.
Se interessou pelo assunto?
Continue a leitura para entender como é feito o procedimento, quais são os cuidados necessários e resultados finais esperados!
Boa leitura.
Mastopexia: como é a cirurgia, quais são os cuidados e o resultado final esperado
O procedimento tem como objetivo principal levantar os seios.
Basicamente a cirurgia funciona da seguinte forma:
- O cirurgião retira o excesso de pele;
- Levanta a mama até a posição original;
- E, depois, faz a montagem da mama e o fechamento dos tecidos.
É possível alterar o tamanho do mamilo, reposicionar a aréola e aumentar o tamanho das mamas, realizando a mastopexia com prótese de silicone, quando indicado.
O tamanho da incisão depende da quantidade de pele a ser retirada.
Ela é feita ao redor dos mamilos, podendo se estender até a base dos seios, ou formar um “T” invertido.
A cirurgia é rápida, dura cerca de 2 horas e a alta geralmente é feita no mesmo dia!
Num primeiro momento, as mamas ficarão inchadas, mas, ainda assim, é possível ver o resultado. Atenção aos 3 primeiros dias, pois é quando a mama ficará com maior inchaço e edemas.
Cuidados após a mastopexia
O processo de recuperação não é complicado!
É muitoimportante fazer o repouso dos braços para evitar complicações e agilizar a recuperação por 21 dias. Também é imprescindível eliminar o consumo de cigarro no período antes e depois da cirurgia.
É necessário que o paciente durma de barriga para cima, use o sutiã específico de pós-operatório, interrompa as atividades físicas, inclusive corridas e caminhadas e exponha ao sol no período de 90 dias.
1. A importância do repouso após a mastopexia
Após a mastopexia, é importante que a paciente não realize esforços físicos e atividade física por três meses, pois o processo de cicatrização demora três meses e é muito comum a deiscência de sutura no pós-operatório de mastopexia devido ao repouso incorreto dos braços. Até mesmo alguns movimentos com os braços, como levantá-los na altura dos ombros, estão proibidos.
Se o médico liberar, após esse período, a paciente já pode voltar a trabalhar. O retorno ao trabalho deve ser analisada pelo médico, portanto converse com ele sobre isso! Mas para dirigir, deve-se esperar 30 dias.
2. Sobre o sutiã cirúrgico
Nos primeiros 90 dias é necessário usar osutiã pós-cirúrgicoa todo momento, tirando apenas na hora do banho e o seu uso favorece ao controle de edema e favorece a boa cicatrização.
3. Cuidados com os pontos e higiene pessoal
O curativo utilizado em nosso procedimento pode ser molhado e os pontos serão retirados com 21 dias de pós-operatório em nosso atendimento ambulatorial.
Mesmo com as dificuldades em se mexer, a mulher não deve descuidar de sua higiene pessoal.
Resultado é visualizado nos primeiros dias após a cirurgia, mas o resultado final é individualizado, pois o depende de um conjunto de fatores, como idade, pele, estrias, biotipo e muitos outros. Você pode ler mais em nosso post sobrecuidados mais importantes em um pós-cirúrgico eExpectativa x Realidade da cirurgia plástica.
Lembre-se que para o melhor resultado possível é precisoescolher o cirurgião plástico ideal.
Meu nome é Dr. Fernando Amaral e eu sou referência em cirurgias plásticas em Belo Horizonte e região. Conheça meu site!
Se gostou desse conteúdo acesse oblog e nos siga nas redes sociais! Estamos noInstagram, Facebooke YouTube!
Até a próxima.