Pós-operatório de mama: quais são os cuidados?

Tempo de leitura: 3 minutos

O sucesso de uma mamoplastia (cirurgia plástica dos seios) depende de vários fatores, começando pela escolha de um profissional capacitado e finalizando nos cuidados do pós-operatório de mama.

Antes de fazer uma cirurgia plástica, é muito importante se informar sobre todas as etapas do procedimento.

Para começar, você sabe o que é mamoplastia?

O que é a mamoplastia?

Mamoplastia é a cirurgia plástica das mamas. Ela serve para aumentar, diminuir ou apenas levantar as mamas.

Por exemplo, quem quer aumentar os seios pode colocar uma prótese de silicone. Mas, a cirurgia também funciona para quem deseja reduzir e, nesse caso, é feita a retirada de tecidos e glândulas mamárias.

O tipo de operação será determinado pelo cirurgião plástico e também depende muito do corpo da mulher.

Além disso, o resultado da operação é influenciado pela paciente. Portanto, é importante que ela siga alguns cuidados no pós-operatório de mama.

Entenda.

Pós-operatório de mama: cuidados importantes

De maneira geral, o pós-operatório de mama não é doloroso e caso surja algum desconforto é possível aliviar com o uso de analgésicos nos primeiros dias.

Ainda assim, é necessário seguir a orientação médica.

Vamos separar aqui alguns cuidados mais importantes em um pós-cirúrgico!

1. Repouso

Não é recomendado e nem necessário o repouso absoluto no pós operatório, somente o movimento dos braços deve ser restrito nos primeiros 30 dias, evitando abrir ou levantar os braços.

Dependendo do trabalho, com 15 dias é possível retomar as atividades habituais, sempre evitando grandes esforços, como carregar peso e realizar movimentos bruscos. Vale lembrar que o retorno ao trabalho será avaliado individualmente. Converse com seu médico sobre suas atividades no trabalho para que seja passado as orientações corretas.

O paciente deve dirigir somente após 30 dias.

Exercícios físicos mais intensas, como a musculação, podem ser retomadas 90 dias após a operação.

2. Atenção aos movimentos

Pode parecer besteira, mas é muito importante que durante 30 dias a paciente evite movimentar os braços, não sendo possível realizar movimentos muito amplos, como levantar os braços na altura dos ombros.

Isso ocorre porque, ao levantar os braços, se movimentam também os músculos da região do peito, o que pode afetar a cicatrização e rompimento de pontos. Ponto interno demoram 90 dias e os pontos externos demoram 21 dias para completa cicatrização.

3. Posição de descanso

É necessário dormir de barriga para cima por 90 dias.

Isso ocorre porque, após a cirurgia, os tecidos internos ainda estão em processo de cicatrização, e outras posições podem causar uma pressão excessiva na região operada.

4. Sutiã no pós-operatório de mama

Deve-se usar, durante 90 dias tirando apenas para tomar banho. Nos casos de implante mamário o uso do sutiã é obrigatório por 21 dias.

Usar o sutiã específico para o pós operatório é muito importante, pois, por meio da compressão, ele evita a dor e os sangramentos na região operada.

5. Sol

È proibido a exposição ao sol (piscina, mar ou cachoeira) por 90 dias.

Esta medida tem como objetivo prevenir manchas na área cirúrgica.

6. Retorno pós operatório

É de extrema importância os retornos ambulatoriais conforme determinação médica para avaliação da ferida cirúrgica e realização dos curativos.

E o resultado final?

Existem vários fatores que irão determinar no resultado final da sua cirurgia, são eles: o tipo de pele, idade, a constituição mamária, o porcentagem de gordura corporal, o biótipo e outros mais.

A cirurgia plástica é um trabalho manual e depende das condições da sua matéria prima, ou seja, seu corpo!

Para entender mais leia nosso post blog onde aprofundamos mais sobre Expectativa x Realidade da cirurgia plástica.

Se você tem interesse em realizar uma cirurgia de mama entre em contato comigo! Vou tirar todas as suas dúvidas e apontar qual a melhor cirurgia para o seu caso. Confira nosso site também!

Quer ficar por dentro de mais dicas sobre procedimentos estéticos? Acompanhe o meu bloge me siga também no Instagram e no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.