Pós-operatório de rinoplastia

Tempo de leitura: 4 minutos

Um rosto harmonioso, belo e jovem é o desejo de quem reconhece como a estética é importante para seu bem-estar. A rinoplastia é uma das cirurgias faciais mais requisitadas nos consultórios médicos e faz uma grande diferença para quem não está satisfeito com sua aparência.

Se você tem interesse em modificar seu rosto deve estar consciente dos cuidados no pós-operatório de rinoplastia. Afinal, a recuperação saudável é o que determina o sucesso da cirurgia.

Pensa em fazer uma cirurgia plástica do nariz? Confira este artigo, entenda mais sobre o procedimento, o pós-operatório de rinoplastia e conheça o cirurgião especialista no assunto.

pós-operatório de rinoplastia

O que é a rinoplastia?

A rinoplastia está entre os 10 procedimentos estéticos mais comuns no Brasil e no mundo. A cada ano, mais pessoas a buscam, tanto pensando na saúde – casos de desvios de septo e outros problemas – quanto na estética. Em relação à última, a cirurgia pode diminuir, aumentar, afinar e empinar o nariz, dentre outros objetivos. 

Mais do que uma cirurgia estética, a rinoplastia é uma ferramenta para promover a autoconfiança e autoestima das pessoas. Fora das proporções ideais, de acordo com o gosto de cada um, o nariz pode tornar-se um incômodo ao longo do tempo, afetar diretamente a autoimagem da pessoa e até mesmo a sua segurança.

Dessa forma, a rinoplastia vem para tornar a estrutura nasal mais harmoniosa em relação à face, eliminando o indesejável e acrescentando elementos estéticos agradáveis. Por outro lado, é preciso entender os reais motivos que o levam querer fazer a cirurgia, antes de tomar qualquer decisão momentânea!

Posso fazer a rinoplastia?

Para se habilitar ao procedimento é necessário ter mais de 15 anos, pois é a partir dessa idade que o desenvolvimento fácil se conclui. 

Ainda, de acordo com a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica Para a Face (ABCPF), os candidatos à rinoplastia incluem indivíduos com defeitos congênitos – corrigidos na juventude -, quem tenha passado por traumas na região nasal há mais de um ano e aqueles que sentem que a idade modificou a forma de seu nariz.

Além disso, é essencial contar com a visão profissional de um especialista experiente na área. Afinal, apesar de simples, trata-se de um procedimento cirúrgico que envolve riscos e os resultados dependem de diversos fatores, como os cuidados no pós-operatório de rinoplastia.

Como é feita a cirurgia?

A forma como será conduzida depende do entendimento do cirurgião sobre os desejos e condições físicas e psicológicas do paciente.

Na prática, o especialista deve optar pela técnica exorrinoplastia (aberta) ou pela endonasal (fechada). Pode ser necessário usar algum enxerto para modelar a estrutura nasal. Nesse sentido, é recomendado que se use a própria cartilagem da pessoa, retirada de alguma parte do corpo.

O tempo médio da cirurgia é de 2 a 3 horas, mas ela pode se estender até 6 horas, dependendo da complexidade.

Veja também: Cirurgia de Mama: cuidados antes do procedimento

Cuidados no pós-operatório de rinoplastia

Finalizado o processo, o cirurgião aplicará um tampão interno e gesso para que se inicie a cicatrização e o nariz seja sustentado. A sutura deve se manter por uma semana e o especialista fará curativos periódicos após algum tempo. 

Retirado esse primeiro curativo, será colocada uma fita porosa, que pode levar a algum incômodo na respiração.

Os principais cuidados no pós-operatório da rinoplastia incluem repouso absoluto por dez dias e uso de analgésico para dor. Ainda de acordo com a ABCPF, o tempo de recuperação médio é entre 10 e 15 dias. Os hematomas, por sua vez, podem levar até 20 dias para desaparecerem.

Entendendo o processo cirúrgico e os principais cuidados no pós-operatório de rinoplastia, fica clara a necessidade de contar com um profissional experiente, humano e acessível.

Dr. Fernando Amaral

Cuidar da aparência é coisa séria. Por isso, faça sua rinoplastia com quem é referência no assunto. Há décadas no campo da cirurgia estética, o Dr. Fernando Amaral (CRM: 24.951) tem o propósito de levar bem-estar e autoestima através de seu trabalho.

Localizada no bairro Santo Agostinho, o Hospital Forma conta com profissionais éticos, estrutura e equipamentos de ponta e resultados cirúrgicos excelentes. Agende uma visita, tire mais dúvidas sobre o pós-cirúrgico da rinoplastia e faça a transformação que você tanto deseja com quem entende do assunto.

Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e acompanhe outras dicas para pós-operatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *